bem-vindo ao Blog - projeto intercambio

Bem-vindo ao blog Projeto Intercâmbio

Olá e bem-vindo ao blog Projeto Intercâmbio!

Sou a Juliana Galassi, fundadora do blog e aposto que você tem muitas dúvidas sobre como realizar o sonho de fazer um intercâmbio, acertei? Então deixa eu te contar um segredo… Eu também!

Eu nunca fiz um intercâmbio – no meu caso é por falta de grana mesmo. Mas no primeiro semestre de 2018 decidi que iria tirar esse projeto do papel.

Então pesquisei muito, bolsa aqui, bolsa lá, trabalho voluntário, mochilão… Eram tantas opções. Mas o fator principal eu não tinha, quer dizer, continuo não tendo, o bendito do dinheiro.

No fim, achei melhor deixar pra lá. Afinal, intercâmbio é só pra rico.

Tudo mudou no segundo semestre de 2018. Foi quando descobri que o fator principal para fazer intercâmbio não era o dinheiro e sim o objetivo.

Vamos abrir um parêntese figurativo aqui.

Sou apaixonada por cinema desde que me entendo por gente. Minha mãe chama até de vício, baseado na quantidade de filmes que assisto.

Quando era criança sempre quis trabalhar com cinema, mas aí a gente cresce e percebe que é melhor arrumar uma profissão que dá dinheiro e deixei esse desejo pra lá, afinal, dá pra contar nos dedos de uma mão quem tem sucesso com cinema no Brasil.

Então fui fazer faculdade de Letras – já que cinema está fora de cogitação, vou focar nos livros. Foi divertido enquanto durou mas não foi o suficiente, no fundo, eu queria o cinema mesmo.

E é aqui que fechamos o parêntese figurativo. Decidi que vou sim trabalhar com cinema, e se não há muitas oportunidades no Brasil, então devo ir pra fora.

Foi aqui que o objetivo se tornou mais importante que o dinheiro. A partir daqui, minhas pesquisas se tornaram muito mais focadas e foi a primeira vez que eu realmente vi uma possibilidade.

O plano original era simplesmente comprar uma passagem para Los Angeles – tirando dinheiro sabe Deus de onde – e fazer acontecer. Fui pesquisar mais sobre e o primeiro texto que li foi de um roteirista brasileiro dizendo que esse basicamente é o plano de milhares de pessoas de todo o mundo e que a chance de sucesso é de um em um milhão.

Plano estúpido descartado.

Voltando às pesquisas, descobri que o melhor jeito de ingressar no mercado cinematográfico é através do estudo, então pronto, plano traçado, decidi que estudaria cinema nos EUA.

Só tinha uma coisinha que estava me incomodando, eu nunca tive uma real vontade de morar nos EUA, visitar sim, morar não.

Então lembrei de dois detalhes importantes que definiram todo o resto do meu planejamento:

  1. O Canadá tem se tornado uma grande potência no cinema. A grande maioria das produções americanas são gravadas lá (sem que a gente saiba que na verdade é o Canadá), sem contar as diversas séries de TV, logo a demanda por profissionais está muito grande por lá;
  2. Estudar e viver no Canadá pode ser muito mais barato que nos EUA.

Esse é meu plano atual. Estudar cinema no Canadá.

Só a título de informação, não pretendo ser atriz e sim trabalhar como produtora, diretora e roteirista 🙂

Ah! E tudo dando certo, pretendo voltar ao Brasil e fazer do mercado cinematográfico aqui mais acessível, lucrativo e interessante.

Pronto, objetivo traçado. Só falta resolver um detalhe: continuo sem dinheiro.

Contudo, com o objetivo definido, minhas pesquisas mudaram de “qualquer bolsa pra qualquer coisa” para “como fazer uma renda extra”.

Agora, você pode estar se perguntando: tá, mas o que esse blog tem a ver com tudo isso?

Bom, acredito que toda experiência possa ser melhorada com troca de informações e é isso que pretendo.

Sei que existem milhares de brasileiros que assim como eu não podem fazer um intercâmbio, por N motivos, mas principalmente por falta de grana.

Então, espero com esse blog compartilhar minha experiência e servir de inspiração – se eu alcançar o objetivo.

Espero absorver e organizar esse monte de informações que a gente encontra internet afora, para que outros potenciais intercambistas possam aprender e descobrir comigo se é possível ou não fazer um intercâmbio sendo pobre.

Vou postar conteúdo sobre objetivos, planejamento e finanças para intercâmbio e nesse meio tempo mostrar meu progresso em alcançar essa meta.

Espero que decida me acompanhar e também compartilhe sua história.

Vou postar conteúdo novo toda semana então assine a newsletter do blog e não perca nenhuma informação importante para que o seu objetivo também saia do papel!

Inscreva-se
E receba as novidades do blog em seu email toda quinta-feira!
Eu respeito a sua privacidade!

Inscreva-se na Newsletter!
E receba as novidades do blog em seu email toda quinta-feira!
Eu respeito a sua privacidade!